terça-feira, 29 de novembro de 2011

Redes e Escritório de Engenharia

As redes de computadores podem compartilhar recursos fisícos e lógicos entre dois ou mais computadores, ou entre computadores e dispositivos. Os escritorios de engenharia, cada vez mais informatizados, não fogem da realidade de que estão cada vez mais comuns e necessárias ao meio dos negócios. Existem vários tipos de redes , além de topologias, cabeamentos, que variam de acordo com o número de máquinas e dispositivos, distância entre ele e necessidades do usuário.
 
Tipos de redes mais comuns:
 
LAN (Local Area Netork)- Conhecida como rede local, por conectar computadores próximos. Permitindo a troca de dado entre computadores e dispositivos a uma distância de no máximos alguns prédios.
Ex: Uma empresa com 10 computadores interligados em seu ambiente físico.

WAN ( Wide Area Network)- Conhecida por rede de longa distância, por possibilitar a troca de dados com distância de bairros ou cidades entre os nós.

Ex: Uma empresa com filial em outro local, interligando a LAN da matriz com a LAN da filial, compartilhando dados, passa a ter uma WAN.


Topologias

 Topologia da rede está relacionada ao modo como os nós (computadores) estão conectados entre si. A escolha da topologia depende dos objetivos e das necessidades dos usuários. Podem ser dos tipos:

Barramento - Os nós são conectados em série, e em cada extremidade deve haver um terminador, para evitar que o sinal enviado por um nó volte ao chegar ao fim do cabo. Essa topologia permite o envio de dados de um nó por vez.


Anel - Os nós são conectados em série, assim como na topologia barramento, entretanto, a extremidade da rede volta para o primeiro nó. Para o envio de dados o nó deverá estar com o token, que passará para o próximo, e assim por diante. É indicado para poucos nós.



Híbrida - Duas ou mais topologias integram esta topologia para atender as necessidades do usuário.


Estrela - Os nós são conectados a um concentrador conhecido como Hub, que recebe e reenvia os dados. O hub não filtra nem faz roteamente, apenas une os nós. A vantagem dessa topologia é que quando uma das portas ou placas estiver com problemas, não compromete os outros nós.




Cabeamento

Par trançado - O mais utilizado atualmente, por redes de pequeno até grande porte. São dois fios entrelaçados um ao redor do outro. Começou a ser utilizado principalmente pela transmissão telefônica. Existem os cabos par trançado com blindagem (STP) e sem blindagem (UTP).



Cabo Coaxial - O uso desse tipo de cabeamento é menos comum. Entretanto, a sua resistência a ruídos é maior, tornando-o mais eficaz a longa distância com frequências elevadas.O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre, ouro, diamante e rubi condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem.





Fibra Ótica - Filamento de vidro ou materiais poliméricos, que possuem a capacidade de tranmitir luz. Pode enviar grandes quantidades de informação sem interferência eletromagnética, com distância de centenas de quilômetros entre os repetidores. Entretanto, possui um custo elevado e algumas outras desvantagens.





Meios de transmissão de dados

Pontes(Bridges) : são dispositivos de interconexão de redes.

Roteadores: é o equipamento que fornece orientação aos pacotes de dados, de modo a assegurar que chegue ao destino correto, através do caminho mais próximo e eficiente. 

HUB- dispositivo que conecta dois ou mais equipamentos de rede, permitindo a configuração da arquitetura em estrela.

SWITCH- pega o pacote de dados, lê o endereço de destino e envia para a porta do segmento na qual o endereço esta alocado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário